Mesa ao vivo Rio Grande do Sul – Primeiro dia – 26 de julho 2017

A terceira edição gaúcha do Mesa ao Vivo aconteceu nos dias 26 e 27 de julho, na Faculdade Senac Porto Alegre, com tema “Minha Herança de Família”, resgatando raízes culinárias dos chefs.

O evento promovido pela revista Prazeres da Mesa e Senac-RS, reuniu importantes chefs de cozinha, como Claude Troisgros, Helena Rizzo e Marcelo Schambeck, aulas-show, degustações, jantares e palestras fizeram parte da programação.

No credenciamento recebíamos o crachá e um cartão passaporte para ser carimbado ao visitar os estandes e antes da abertura do evento já havia quatro carimbos no meu passaporte.

Como não seria possível participar de todas as atividades, haviam regras de intervalo de 1h entre o final da aula e o início de outra, tive que escolher entre tudo que eu gostaria de participar e montar meu programa. Minha programação para o primeiro dia ficou assim:

  • 11:00 – Mamadou – Auditório
  • 13:30 – Leonardo Magni – Cozinha 1
  • 15:30 – Carla Tellini – Cozinha 1
  • Melhores da Cidade

Agora vamos ao que interessa! A abertura foi com o Chef Mamadou Sène do Senegal com sua receita, Maffé com lombo de cordeiro e molho de amendoim.

Mamadou é Chef de cozinha e professor de gastronomia do Senac, sua herança nessa receita vinha da infância quando a avó preparava. Os aromas dessa receita são incríveis, pudemos sentir por todo auditório quando o chef aqueceu canela em casca e anis estrelados.

Segunda Aula

Segunda aula foi com Chef Leonardo Magni, preparando a receita de codorna da Vovó, formado em gastronomia pela Unisinos e pós-graduado na IAG, Argentine Institute of Gastronomy,  junto com a esposa Liliana Andriola inauguraram o Bistrô Mandarinier, localizando no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

A receita foi de Codorna a baixa temperatura, polenta mole com queijo fresco misto de leite de vaca e cabra, saladinha de panc’s com vinagrete de butiá e bacon crocante.

Preparo da Polenta, Bacon e Queijo

 

Caldo de codorna, polenta e queijo

 

Caldo: Carcaça da codorna, cenoura, cebola, alho e aipo assados, deglaçado e depois reduzido

 

Demonstração de como desossar codorna

 

Codornas assadas a baixa temperatura

 

A Polpa de Butiá da Família Bellé pode ser encontrada na Feira dos Agricultores Ecologistas, todos os sábados, na Av.José Bonifácio, no Parque da Redenção em Porto Alegre, das 7h às 13h

 

O prato que está sendo utilizado foi fabricado pela Avó do Leonardo

 

Empratado para as fotos

 

Hora da degustação

A receita é incrível e a maneira que foi ensinada me fez acreditar que é possível fazer queijo em casa e desossar uma codorna sem precisar ser um ninja.

Terceira Aula

Terceira e última aula do primeiro dia da Chef Carla Tellini que apresentou a receita de Puchero dos Teline que aprendeu com o Pai. Carla Tellini é sócia e head chef do Grupo Press Gastronomia.

A receita apresentada é para aqueles dias de reunir os amigos e sem pressa aproveitar uma refeição reconfortante ao estilo slowfood para o inverno.

Pré preparo com muitos legumes e carnes para descascar e cortar

 

Segunda etapa, selar as carnes

 

Cozinhar lentamente

 

Redução

 

Finalização

 

A dica da Chef é separar os legumes do caldo para cada um servir-se com o que gostar

 

Hora do caldo

Fechando o primeiro dia

Infelizmente não consegui assistir a receita da Chef Helena Rizzo mas ao menos consegui uma foto 🙂

Chef Helena Rizzo

Melhores da Cidade – espaço para apreciar o que há de melhor em Porto Alegre, mas após um dia inteiro degustando os pratos preparados nas aulas e mais os carimbos no passaporte eu não consegui provar tudo que os dez expositores me ofereciam. Sendo assim tentei selecionar alguns e tive que me explicar em casa por não provar nenhum doce :/

Boeuf bourguignon com purê

 

 

 

SHARIN Cozinha Indiana

 

Salva – Apple Cider elaborada com levedura de cerveja

O dia foi incrível, muito aprendizado com ótimas comidas, excelentes degustações com cachaças, vinhos e cervejas. A degustação que mais me surpreendeu foi essa Cidra de Maçã da Salva Craft Beer de Bom Retiro do Sul/RS, e em minha bagagem levei três para presentear: uma para minha grande amiga Betina Carminatti, que gentilmente me hospedou neste período, outra para minha amiga Clarissa Flores que me pediu uma amostra das bebidas do evento e a terceira para minha esposa Rossana Moreira que é a maior incentivadora do Experimentos do Chef.

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

2