Sobre
Todo mundo sabe ou lembra de alguma receita que o liga emocionalmente a algo. O aroma de um prato pode trazer a memória o dia da semana em que era preparado e quem o preparava. Comida boa traz boas lembranças, isso faz parte das histórias entre amigos e familiares.
Ao assumir a responsabilidade de ser o cozinheiro oficial da família sempre procurei cozinhar receitas diferentes com os ingredientes mais variados e aos poucos as receitas foram se multiplicando junto com os utensílios e os cursos. Cheguei a cozinhar em uma empresa de eventos e tudo isso foi agradando cada vez mais a família, aumentando o incentivo para cozinhar e ampliando o número de convidados para compartilhar essas experiências.
A ideia deste blog para transcrever as receitas não foi minha e sim da minha esposa Rossana e do meu filho Arthur, que me incentivam a cozinhar. E considerando que seria muito egoísmo não compartilhar com os amigos as deliciosas receitas, resolvemos promover alguns momentos com alguns amigos.
Surge assim o Experimentos do Chef, um blog com as receitas que preparo para a minha família e amigos!
Por que o nome de Experimentos do chef? Experimento (de experiência) significa observar ou fazer alguma coisa sob determinada “condição”, o que resultará em um resultado ou estado final de acontecimentos que não são previsíveis, mesmo que realizados sob condições supostamente idênticas e previamente estabelecidas. E do Chef, pois serão reproduzidas receitas de Chefs verdadeiros ou famosos, mas segundo o pessoal aqui em casa sou sim o Chef da cozinha.
Quem faz os experimentos
Michel Moreira, publicitário.
Não lembro quando iniciei a cozinhar mas foi próximo aos onze anos de idade. Meus pais trabalhavam fora, e eu tinha que chegar da escola e esquentar o almoço para mim e para meu irmão mais novo. Com o passar dos anos já preparava minhas as próprias (e simples) receitas em casa e nos acampamentos escoteiros. Com quinze anos de idade fui trabalhar na padaria da família, onde aprendi um pouco sobre pães e confeitaria com meus tios, irmãos da minha mãe. O trabalho era difícil, tinha que acordar de madrugada para chegar cedo, preparar e assar as primeiras fornadas de pães para os moradores do bairro e armazéns que revendiam nossos pães e ao longo do dia fazer outras receitas como: cuca, sonho, pão de ló, biscoitos, bolo inglês e é claro deixar tudo limpo antes de ir embora, fechando o dia com estudo a noite. Chegou um momento que percebi que não daria pra conciliar este trabalho com os estudos, então decidi deixar a padaria.
De lá pra cá, sempre que tive oportunidade, estava em uma cozinha preparando algo para minha família e amigos.

Rossana, Michel e Arthur
Agora estes momentos serão registrados e compartilhados neste blog.
Sejam Bem Vindos!
Rossana Moreira

O que posso dizer sobre todos os experimentos já degustados? Como esposa, sou a maior “cobaia” dos experimentos e considero isso um grande privilégio. Eu vejo ele num mundo a parte, um universo próprio quando entra na cozinha para fazer algo novo. É detalhista, é minucioso, é perfeccionista. É seu jeito de demonstrar amor e cuidado pra mim e para o Arthur. Cozinhar é o que dá equilíbrio para a vida dele. Compartilhar os experimentos é compartilhar o amor que ele coloca no prato, é transformar uma nova receita numa nova história.